EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

ComunicaoO Departamento de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense, representado pelo seu diretor Edenir Madeira e por Sirlane Maciel membro do departamento, novamente estiveram participando do curso de comunicação social espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

O evento aconteceu no dia 31 de Julho de 2011, na sede da FERGS, com o tema:

“Comunicação Social Espírita e a Unificação”, tendo como facilitadores Antônio César Perri de Carvalho, secretário geral do Conselho Federativo Nacional e Gabriel Salum, diretor do DECOM da FERGS.

“Unir para Difundir”   foi o tema desenvolvido por Antônio César pela parte da manhã. 
Entre tantos pontos importantes e fundamentais na área da divulgação que foram abordados Madeira , destacou alguns:
* O DECOM trabalha no Centro Espírita e nos órgãos de unificação;
* A importância de implementar sistema de comunicação interna, entre os órgãos de unificação e os centros espíritas, e externa, junto à comunidade;
* Importância do trabalho em equipe;
* Necessidade de preparar novos trabalhadores para o DECOM;
* Necessidade de instruir-se para melhor servir;
* O exemplo como forma de divulgação;
* Importância do trabalho no bem, pois o espírita é respeitado pelo o bem que faz;
* A mensagem espírita cristã deve ser passada com objetividade e simplicidade.
* E por fim destaca entre tantas frases usadas por Antônio César a respeito da unificação, a de Allan Kardec em Obras Póstumas, “Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina Espírita seria a falta de unidade”.
Na parte da tarde Gabriel Nogueira Salum, baseando-se nas informações de Antônio César, apresentou um valoroso trabalho sobre campanhas publicitárias e a divulgação do espiritismo.
Propôs aos participantes nas campanhas publicitárias, o uso dos veículos de comunicação de massas como rádio, televisão, jornal, revistas, e os segmentos de mala direta e telemarketing,  promoção de eventos, apresentações e artísticas, etc.
Informou que uma campanha publicitária deve ter como objetivos: chamar a atenção, despertar o interesse, estimular a vontade, favorecer a compreensão e desencadear a ação. Visando o esclarecimento, o consolo e tornando melhor o homem.
Gabriel convidou a todos para a elaboração de uma oficina para a criação de uma campanha publicitária com o tema “A Imortalidade”, tema sugerido pela FEB e enfatizou que uma será escolhida e aperfeiçoada pela  equipe FERGS e será enviada a Federação Espírita Brasileira.
Para a felicidade e vibração dos organizadores do curso, os participantes apresentaram criativas e bem elaboradas campanhas publicitárias sobre a imortalidade, levando a todos a risos, aplausos e lágrimas.  Sirlane bem humorada comentou: a equipe FERGS ficou com um ótimo problema a resolver.
Este foi um dos momentos marcantes do curso, salientaram Madeira e Sirlane, pois além da vibração e harmonia do ambiente, a emoção se aliou e estampou o rosto de cada participante do curso.
Maria Elizabeth Barbieri presidente da FERGS, encerrou o curso agradecendo a todos pela colaboração e participação e fez uma forte, comovente e oportuna reflexão sobre a mensagem de Bezerra de Menezes na Revista Reformador, tema “divulgação espírita”, de abril de 1977, que diz: “Não vos isoleis em quaisquer pontos de vista, sejam eles quais forem”.
O evento foi transmitido via internet pela TV-FERGS (web-tv), sob a responsabilidade do competente trabalhador espírita, Arivelto Fialho.
Além da fraterna acolhida aos participantes, nos intervalos do curso foi oferecido um delicioso cofee break e um saboroso almoço cujo o tempero principal foi a confraternização.
Madeira comenta que cursos como este fortalecem a união, estimulam ao trabalho, instruem e qualificam o tarefeiro, valorizam o trabalho e o trabalhador, oportunizam confraternização e estimulam o amor a causa.
Finaliza lembrando a mensagem de Bezerra de Menezes, psicografada por Chico Xavier:
“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que já nos encontramos honrados pela Divina Providência”.

                Curso_Decom-fergs_1
Sirlane, Antônio, Madeira e Gabriel

 

      


 

   

 


Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes