EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

marcelo e ufepelTese de doutorado defendida por Marcelo Gil na Universidade Federal de Pelotas.
“A Educação das almas: O Estudo Sistematizado da Doutrina  Espírita   e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro.”
No dia 20 de agosto de 2014, o historiador espírita Marcelo Freitas Gil defendeu a sua tese de Doutorado em Educação na Universidade Federal de Pelotas. A tese, que foi aprovada pela banca com indicação de publicação, versa sobre o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e tem como título: “A Educação das Almas: o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro”.
Trata-se do primeiro trabalho acadêmico em nível de Doutorado que aborda o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, programa nacional de estudo doutrinário da Federação Espírita Brasileira (FEB), que surgiu em 1978 no âmbito da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS). A pesquisa produzida por Marcelo Gil abarca a história do ESDE e a sua importância para a unificação do Movimento Espírita Brasileiro. De acordo com o historiador, este programa de estudo doutrinário é um dos mais importantes instrumentos para a unificação do movimento espírita no Brasil. Para realizar o trabalho, desenvolvido ao longo de mais de quatro anos, Marcelo Gil lançou mão de fontes bibliográficas e documentais, além de entrevistas. Pesquisou também na Biblioteca de Obras Raras da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, onde teve acesso a inúmeros documentos e a um material bibliográfico muito rico, como a coleção completa da Revista Reformador, que está em circulação desde 1883.
Compreendendo a importância deste trabalho para os campos da Educação, História e Sociologia, a banca examinadora indicou a imediata publicação da tese defendida por Marcelo, o que deverá ser feito assim que o autor realizar os ajustes necessários.
Marcelo Gil, além de professor federal e pesquisador nas áreas da Antropologia, Educação, História e Sociologia, é também palestrante espírita e presidente da Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, na cidade de Pedro Osório. Nos últimos anos ele tem se dedicado à tarefa de levar o Espiritismo para dentro da Universidade, através da realização de pesquisas com foco na temática espírita. Sua dissertação de Mestrado em Ciências Sociais foi o resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2006 e 2008 sobre o Movimento Espírita Pelotense e foi publicada com o título: “O Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais”. Esta obra está à disposição dos interessados na livraria da Liga Espírita Pelotense (LEP).

{gallery}2014-08-22:::1{/gallery}

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes