EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

cairbar schutelNasceu em 22 de setembro de 1868, à rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, sendo neto de suíços-franceses a desencarnou no dia 30 de Janeiro de 1938.
Aos 17 anos já era um farmacêutico prático de respeito; ativo, honesto e inteligente, captava a confiança integral dos patrões.
Afastando-se do Rio de Janeiro, dirigindo-se finalmente para Matão, onde se radicou. Sempre voltado ao trabalho, deu um grande impulso à cidade, que, graças à sua influência benéfica, foi elevada à condição de município em 1899, tendo sido Cairbar o seu primeiro prefeito; com os seus próprios recursos, construiu o prédio da Câmara Municipal.
A sua conversão ao Espiritismo foi um processo lento e cauteloso, adquirindo no Rio de Janeiro os livros básicos da Codificação, e, em 15 de julho de 1905, fundou o Centro Espírita Amantes da Pobreza, cuja ata de instalação foi lavrada no dia 15 de julho de 1905..
O “Bandeirante do Espiritismo” , como ficou conhecido Cairbar Schutel, fundou o jornal “O Clarim” no dia 15 de agosto de 1905, até hoje em circulação por todo o Brasil.
Em 25 de fevereiro de 1925 saiu o primeiro número da Revista Internacional de Espiritismo (RIE), fundada por  Schutel, circulando até hoje.
Schutel realizou um trabalho magnífico junto aos obsidiados, recolhendo-os em seu próprio lar. Em 1912 chegou a alugar novas dependências para abrigá-los, casou-se, mas não teve filhos, sua esposa, dona Maria Elvira da Silva, sempre o acompanhou em suas tarefas.
Além disso, o incansável arauto da Boa Nova, com todas as dificuldades da época e da região, viajava semanalmente até a cidade de Araraquara para proferir, aos domingos, as suas famosas 15 “Conferências Radiofônicas”, pela Rádio Cultura de Araraquara (PRD – 4), no período de 19 de agosto de 1936 a 02 de maio de 1937.
Sua obra literária totaliza 15 títulos, entre eles Fenômenos Psíquicos, Médiuns e Mediunidade, Gênese da Alma, Materialismo e Espiritismo, Parábolas a Ensinos de Jesus, O Espírito do Cristianismo, Vida a Atos dos Apóstolos, Interpretação Sintética do Apocalipse, O Batismo.
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense.

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 14 de Abril de 2013 – JORNAL DIÁRIO POPULAR.

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes