EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
paz_amor_caridadeUm grupo Espírita que se reunia na Rua Butuy, 77, no longínquo ano de 1933, recebeu, após comunicações do espírito do Dr. Bezerra de Menezes, uma mensagem orientando os participantes a ter paz, amor e caridade uns com os outros. Além disso, sugeria que fundassem uma sociedade para divulgar o Espiritismo e promover a caridade, a qual teria o mesmo nome da orientação. Assim, em 17 de julho de 1937, nasceu o CENTRO ESPÍRITA PAZ, AMOR E CARIDADE.
Em sede própria, adquirida em 1950, ampliada e adaptada nos anos de 1998 e 2002, a sociedade recebe nossos irmãos em trabalhos públicos realizados nas segundas-feiras às 15h e nas quartas e sextas-feiras às 20h.
Um dos principais trabalhos da casa é a Evangelização que funciona ininterruptamente há 66 anos (desde 1946). Tal trabalho foi durante muitos anos dirigido pela irmã Lausseny Gomes, trabalhadora dedicada à causa espírita que foi presidente da instituição por diversos períodos. Hoje, sob a direção de Departamento de Infância e Juventude, a Evangelização atende, aos sábados, mais de 80 crianças e jovens, os quais, durante uma hora e meia, aprendem sobre o espiritismo e a valorização da vida através de estudo, palestras e trabalhos contra drogas e outros males contemporâneos, muitas vezes próximos de suas realidades.
Paralelamente à atividade desenvolvida junto às crianças é realizado o trabalho com as mães pelo DAFA – Departamento de Assuntos da Família -, que promove palestras doutrinárias voltadas para o adiantamento moral e espiritual, tentando cumprir o papel das Casas Espíritas no que tange à transição do planeta, já que em breve a Terra passará de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração.
Ao DAPSE – Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita -, cabe preparar, com muito amor, carinho e zelo, o lanche das crianças todos os sábados, sendo que em alguns dias o lanche é extensivo às mães. Esse departamento também é responsável pela confecção e distribuição dos ranchos e miniranchos, exercitando o mandamento maior da Caridade ao alcançar gêneros alimentícios às famílias, com a participação de algumas empresas locais.
Hoje, na gestão do irmão Antônio Leite Andrade (2011/12), além dos departamentos já mencionados, a casa conta ainda com o DEDO – Departamento Espiritual e Doutrinário – DECOM – Departamento de Comunicação e Departamento de Patrimônio, além de uma Biblioteca com diversos volumes onde o associado pode buscar a reforma íntima, conhecendo mais profundamente os ensinamentos da Doutrina Espírita.
Fonte: Departamento de comunicação do C.E. Paz, Amor e Caridade.
Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 08 de Julho 2012 – JORNAL DIÁRIO POPULAR e no dia 17 de  Julho de 2012 – JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ.

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes