EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Na reprodução animal, o que contribui com o gameta masculino é o pai.Pai Na espécie humana obviamente é assim, mas, contribuindo ou não com gameta, o homem pode ser, e muitas vezes é, muito mais do que o reprodutor, a tal ponto que, pelas atribuições e características da paternidade, para se ter uma idéia da divindade, dizemos que Deus é pai.
Na família humana, em condições de saúde mental e não havendo restrições, o pai tem o dever e o prazer de proporcionar as condições de subsistência, educação e segurança de todos. Tanto tem o dever da subsistência que em ação de alimentos, normalmente, ele é o demandado. Regra geral, o pai é que estabelece critérios para os gastos domésticos, seja por necessidade, seja para que os filhos não se tornem perdulários. A figura paterna inspira segurança, mas também estabelece limites, por isso que a mãe, com vistas a educar os filhos, alerta: “tu vai ver quando teu pai chegar” e quase sempre ele procura e consegue harmonizar a situação, desempenhando sua função e contentando a todos. Assim, pai é um amigo e tem funções que torna bem mais fácil criar e educar gente. Por isso, também, é que os espíritos superiores nos esclarecem na resposta à questão 822 de O Livro dos Espíritos que mulheres e homens têm igualdade dos direitos, não das funções. Ser pai é ao mesmo tempo uma bênção e uma grande responsabilidade. A seu modo, o pai cuida e ama sua prole, a tal ponto que uma das grandes venturas que a mãe pode propiciar aos seus é a convivência familiar de mãe, pai e filhos.
O quarto mandamento recomenda “honrai pai e mãe” e para ele, a melhor maneira de cumpri-lo consiste em a filha e o filho terem honra, serem úteis, felizes e atenderem seus deveres, mesmo que não demonstrem muito afeto, embora pai também goste de, e mereça, respeito, atenção e prece, estando vivo ou não.
Quem se destaca de alguma forma ou em alguma atividade é chamado de pai. Temos, por exemplo: o pai da história (Heródoto), o pai da aviação (Santos Dumont). O maior é o pai de todos. Papai é o maior. Deus é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas. É único, intrinsecamente bom, absolutamente poderoso e essencialmente justo. Para Jesus e para nós, porque provê, é bom e é justo, além de outros atributos, também, Deus é pai.
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 14 de agosto de 2011 – JORNAL DIÁRIO POPULAR

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes