EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

 

Jesus ensinou a prática do amor: Fazer ao outro aquilo que para nós desejamos, e Kardec acrescentou a necessidade e importância da instrução: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento, e instruí-vos, eis o segundo”. (O Evangelho Segundo Espiritismo).

A necessidade de um estudo regular estava prevista por Allan Kardec ao declarar – “Obras Póstumas” – que um curso regular de espiritismo seria de capital importância para seu futuro. Teria como finalidade desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios. Teria a vantagem de fazer adeptos esclarecidos,  traria unidade de princípios evitando interpretações particularistas que decorrem do desconhecimento e da análise superficial dos postulados doutrinários e desenvolveria médiuns.
Deixa claro que seria imperioso aprender a difundir o espiritismo com precisão e clareza  evitando interpretações divergentes das bases doutrinárias.
A Federação Espírita Brasileira,  lançou em seu centenário, em  1983  a campanha do Estudo Sistematizado  da Doutrina Espírita – ESDE, em âmbito nacional e permanente, com o slogan: “Conhecer mais para servir melhor”.
Colocando-nos a disposição  um programa de estudos didaticamente organizado, metodologicamente adequado e contínuo num processo gradativo de apropriação do conhecimento de modo a possibilitar a apreensão dos conteúdos básicos, despertando o interesse pela continuidade dos estudos e pela integração nos trabalhos do centro espírita.
Os grupos de estudos espíritas integram adultos de todas as idades e níveis sócio-econômico-culturais.
Oportuniza estudo adequado a idade infantil e juvenil, prevenindo possíveis más inclinações, favorecendo a integração do jovem ao centro espírita e sua formação moral e intelectual.
As aprendizagens espíritas facilitam a reforma íntima e a fé raciocinada.
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 19 de Junho de 2011 – JORNAL DIÁRIO POPULAR

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes