EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Kardec_e_as_obrasOs princípios da doutrina espírita e os fatos naturais que ela nos esclarece sempre existiram. Para mais fácil conhecimento dos mesmos, foram elaboradas as cinco obras básicas, cujo conhecimento apresenta benéficas utilidades.
A primeira é O livro dos espíritos, lançado em 1857. Contém os princípios da doutrina espírita, com esclarecimentos sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por Allan Kardec. Além da introdução e da conclusão, possui quatro partes, com apresentação das matérias, basicamente, na forma de perguntas e respostas. A parte segunda, que vai da questão 76 a 613, trata “Do mundo espírita ou mundo dos espíritos”. Com essa segunda parte, está relacionado O livro dos médiuns ou Guia dos médiuns e dos evocadores, que foi lançado em 1861. A parte terceira, da questão 614 a 919, é “Das leis morais”, com a qual está relacionado O evangelho segundo o espiritismo, com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida, lançado em 1864. “Das esperanças e consolações” constitui a parte quarta, com as questões de 920 a 1019. Com essa parte está relacionado o livro O céu e o inferno ou A justiça divina segundo o espiritismo, editado pela primeira vez em 1865. A parte primeira de O livro dos espíritos é “Das causas primárias”, vai da questão 01 a 75. Esta parte serve de base para o livro “A gênese”, lançado em 1868. Este livro, também, inclui explicações sobre os milagres e as predições de Jesus Cristo segundo o Espiritismo. Essas obras, editadas originalmente em francês, possuem dezenas de edições em português.
As cinco obras básicas da doutrina espírita, sendo estudadas, refletidas e praticadas, mais do que darem consolação, constituem-se em fontes de esclarecimentos e de ânimo.
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense
Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 04 de Dezembro de 2011 – JORNAL DIÁRIO POPULAR

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes