EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

teatroO que é teatro espírita ?
A arte de representar a Doutrina Espírita.
Quando surgiu o Teatro Espírita? A primeira peça surgiu em 9 de fevereiro de 1897, na França, com o nome de Spiritisme de Victorien Sardou.  No Brasil, a obra “A Dramaturgia Espírita”, de Nazareno Tourinho, abre novos caminhos para as ainda tímidas experiências do Teatro Espírita Brasileiro.
O teatro espírita tem como característica a inserção dos conceitos éticos do Espiritismo na arte da representação.
O teatro utiliza-se de variadas formas estéticas.
O teatro espírita tem a ética espírita norteando suas formas estéticas.
O Espiritismo contém um corpo de idéias todas elas confluentes para a edificação do ser humano em face da vida, no aqui e no agora existencial. Apesar de não ser moralista é moralizante em todos os sentidos, porque parte do pressuposto de que só poderemos cumprir nosso destino evolutivo orientando ações por uma ética fundamentada no amor fraterno, aquele ensinado no Evangelho de Jesus.
Esta explicação de Nazareno Tourinho inserida no livro “Dramaturgia Espírita”, aclara sobre quais fundamentos está sendo construído o teatro espírita.
O teatro espírita trabalha com os valores humanos adquiridos através dos séculos na arte do representar, estuda estilos, dramaturgos, teóricos, encenadores; analisa as aquisições conceituais, buscando criar uma linguagem cênica cuja beleza e originalidade venha contribuir diretamente na aquisição de valores morais para cada ser humano.
Fonte: Departamento de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense.
 

“A Arte Espírita tem por objetivo a divulgação da Doutrina Espírita, aliada ao entretenimento e à educação, à luz do Consolador prometido pelo Cristo”  Federação Espírita Brasileira
 

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 25 de Novembro de 2012 – JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ.


Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes