EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Benjamin Constant, 1707
PORTO
Pelotas – RS

 

 

Sociedade Pelotense de Estudos Espíritas

Pesquisa realizada com a colaboração de Ligia Barum

A Sociedade Pelotense de Estudos Espíritas foi organizada e constituída por um grupo de trabalhadores espíritas oriundo do Centro Espírita Paz, Luz e Caridade, localizado no Bairro Simões Lopes, em Pelotas.
Inicialmente o referido grupo de trabalhadores formado, por aproximadamente 30 (trinta) componentes, reunia-se nas dependências da empresa de propriedade de um dos componentes do grupo, localizada no segundo andar do prédio situado à Rua Dr. Cassiano esquina Rua Santos Dumont. Nesse local, à noite, durante aproximadamente 02 meses foram estudados os rumos da Instituição, elaborados e discutidos o seu Estatuto e o Regimento Interno, assim como constituída a Primeira Diretoria e definida a denominação da Sociedade. Cabe salientar que o nome escolhido para a novel Instituição foi baseado na Sociedade Parisiense de Estudos criada por Allan Kardec.
Finalmente, em 14 de julho de 1992, às vinte horas, à Rua Dr. Cassiano, 519, conjunto 104, reuniu-se em assembléia geral para concretizar o desejo do grupo. Assumiu a presidência da reunião, por aclamação unânime, Conceição Advaz Mohnsan da Silva, convidando Nara Regina Cunha Barão para secretariar a sessão. A pauta da assembléia foi assim desenvolvida: discussão e aprovação do projeto do Estatuto Social, constituição e fundação definitiva da Sociedade, e eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal.
Depois de lido e aprovado o Estatuto Social, o presidente, declarou definitivamente fundada e constituída a Sociedade Pelotense de Estudos Espíritas, procedendo, então, a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal para o primeiro período de gestão, que chegou ao seguinte resultado:
Diretoria: Presidente – José Goulart Krüger
1º Vice Presidente – Conceição Advaz Mohnsan da Silva
2ª Vice Presidente – Carla Geovana da Silveira Ferreira
1ª Secretária – Nara Regina Cunha Barão
2º Secretário – Roni Terra Peres
1º Tesoureiro – Milton Cazarré Cardoso
2º Tesoureiro – Luiz Carlos da Silva Castro
1ª Bibliotecária – Sueli Antunes da Silva
2ª Bibliotecária – Lúcia Elena Campesato Pereira
Conselho Fiscal: Tânia Maria de Mello Silva, Jorge Arlei Silva da Silva, Jaqueline Telesca Coelho
Desse modo começou a tomar corpo a embrionária Instituição.
Tão logo aprovado o Estatuto da Sociedade, eleita a sua primeira Diretoria e efetuados os registros legais necessários junto aos órgãos competentes, no dia 26 de outubro de 1992 foi alugada uma casa localizada na Rua Tiradentes, 3430 (Rua Tiradentes quase esquina Marcílio Dias), sendo, portanto, o local da primeira sede da Sociedade.
Nesse prédio iniciaram-se os trabalhos espíritas, abrindo a Sociedade, assim, as suas portas para o atendimento de todos aqueles adentrassem em suas dependências. Os primeiros trabalhos foram de palestras públicas e passes. Nesse local, a Sociedade funcionou até o mês de abril de 1993.
Em razão dos inconvenientes e dificuldades decorrentes do pagamento de aluguel da sede da Sociedade, foi adquirida mediante doação, em 25 de fevereiro de 1993, uma casa localizada à Rua Benjamin Constant numero 1707, próxima à empresa Laboratório Leivas Leite, onde atualmente funciona a Instituição. Convém destacar, que a referida casa teve que ser adaptada, criando-se um salão para palestras e fazendo-se outras adaptações e reformas, como a mudança do piso, por exemplo, porque o referido prédio destinava anteriormente a residência dos seus proprietários.
Cabe, ainda, ser ressaltado que, inicialmente, a Sociedade foi filiada à Confederação Espírita Panamericana – CEPA. Posteriormente, desfiliou-se da citada Confederação e filiou-se à Liga Espírita Pelotense.
Ocuparam o cargo de Presidente na Sociedade:
José Goulart Krüger – 1992
Conceição Advaz Mohnsan da Silva – 1993
Sueli Antunes da Silva – 1994
Milton Cazarré Cardoso – 1995
Luiz Carlos da Silva Castro – 1996/ 1997
Conceição Advaz Mohnsan da Silva – 1998/2001
Sídia Antunes Borba – 2002/2004
Vera Lúcia Medeiros Carvalho – 2005/ 2006
Jorge Arlei Silva da Silva – 2007
Marieta Leite Garcia – 2008
Carmen Laura Barbosa – 2009
Fernanda Beatriz Espinosa de Farias – 2010/2011/2012