EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Frederico Bastos, 830
FRAGATA
Pelotas – RS

 

A Sociedade Espírita Fraternidade foi idealizada pelos casais: Ely Veleda Bittencourt, Dora Soares Bittencourt, Nilo Veleda Bittencourt e Ylma Gonçalves Bittencourt, que vieram morar em Pelotas, provenientes da cidade de Bagé, onde eram trabalhadores da Sociedade Bezerra de Menezes daquela cidade.
No dia 17 de setembro de 1990, na residência de Ely e Dora Bittencourt, foi realizada uma reunião com a intenção de fundar uma Casa Espírita; ficando combinado que o grupo iniciaria com uma reunião de Estudos da Doutrina, ás segundas-feiras, no horário de 19h15min, sendo uma segunda na residência de Ely Bittencourt e de Nilo Bittencourt. Após um período permaneceu na residência de Nilo Bittencourt, pois o espaço físico era maior, vários amigos e parentes foram convidados a participarem dos estudos, assim se formou o grupo com aproximadamente 15 pessoas.
Somou ao grupo com grande determinação e amor à Doutrina Espírita, Serapíão Caldas acompanhado com as filhas Yeda Caldas Fabres, Ilma Caldas Salengue, Yvone Caldas e Ione Caldas.
Por aproximadamente dois anos, assim se manteve o grupo, alimentando o espírito de responsabilidade, boa vontade, perseverança não se afastando da meta traçada – a fundação da Instituição Espírita.
Numa bela tarde de domingo, foi realizada uma reunião com os seguintes assuntos na pauta: a) alugar um local para a idealizada Casa Espírita, b) escolher o nome da Instituição, c) Aprovação do Estatuto Social, d) eleição da primeira diretoria . Durante a reunião, o companheiro Serapião Caldas de uso da palavra ofereceu em cedência um chalé de sua propriedade na Rua Frederico Bastos, 830, evitando assim o pagamento de aluguel e, mais rapidamente ser adquirido um terreno, o que foi aceito com muita alegria e entusiasmo.
O nome foi escolhido: Sociedade Espírita Fraternidade, e aprovado o Estatuto Social registrado, em cartório, no dia 22 de junho de 1992, ficando esta data como a da fundação da Sociedade.
A primeira Diretoria ficou assim constituída:
Presidente – Dora Soares Bittencourt
Vice Presidente – Ylma Gonçalves Bittencourt
1ª secretária – Eliana Soares Bittencourt
2º secretária – Ely Veleda Bittencourt
1º tesoureiro – Eneida Bittencourt Goulart
2º tesoureiro – Nilo Veleda Bittencourt
Após alguns melhoramentos e adaptações do chalé, realizadas pela equipe de trabalho, foi instalada, neste endereço, a Sociedade Espírita Fraternidade, para a alegria de todos: verdadeiro avanço rumo aos ideais traçados!
Dora Soares Bittencourt, visitou a Liga Espírita Pelotense para comunicar a fundação da Instituição.
A Sociedade é filiada à Liga Espírita Pelotense de quem sempre recebeu apoio e consideração, e à Federação Espírita do Rio Grande do Sul. O certificado de filiação a LEP foi recebido numa feliz tarde de domingo, na a presença do Presidente da LEP, Ubirajara Costa, da Secretária Ana Cristina Vargas, do Tesoureiro Ivo Bodge, da Sra Odete Baptista, e Convidados.
As atividades da Sociedade transcorriam normalmente, quando todos foram surpreendidos pelo desencarne de Serapíão Caldas. A então viúva, Eulália Bittencourt Caldas, e filhos do dedicado amigo, doaram em sua homenagem, parte do terreno, cinco metros de frente por trinta de fundos, com o chalé, para que a Sociedade Espírita Fraternidade ficasse definitivamente neste local.
No dia em que a Casa comemorou cinco anos, foi inaugurados a primeira parte da obra de alvenaria com o projeto arquitetônico assinado pelo engenheiro Renato Zauk.
Naturalmente, as instalações foram ficando pequenas para atender todas as atividades realizadas, no dia 02 de janeiro de 2004, sob a Presidência de Eliana Soares Bittencourt, teve início à segunda parte da obra, abrangendo todo o terreno, ficando uma obra de alvenaria, com dois andares, realizadas com grande colaboração do empresário no ramo da construção civil, Luiz Alberto Sá e familiares.
A Sociedade realiza suas tarefas, dentro das Diretrizes da FERGS e LEP, tendo o enfoque direcionado à criança através da Evangelização.
Ocuparam o cargo de Presidente:
Dora Soares Bittencourt – 1992/1995
Ely Veleda Bittencourt – 1996/1999
Giselda Silveira da Silva – 2000/2001
Ala Maria Silva Leão – 2002/2003
Eliana Soares Bittencourt – 2004/2006
Rosane Zafalon – 2007/2008
Eliana Soares Bittencourt – 2009/2010/2011/2012

Atividades realizadas
SEGUNDA- FEIRA
Reunião Publico-Doutrinaria
Atendimento Fraterno

QUARTA-FEIRA
Estudo Sistematizado Da Doutrina Espírita ESDE I
Estudo Sistematizado Da Doutrina Espírita ESDE II

Estudo Sistematizado Da Doutrina Espírita CIED
Grupo de Caravaneiros
Reunião de desenvolvimento Mediúnico I
Reunião de desenvolvimento Mediúnico II
Reunião de desobsessão I
Reunião de desobsessão II

QUINTA-FEIRA
Evangelização Da Criança
Reunião da Juventude Espírita
Reunião Público-Doutrinaria
Atendimento Fraterno

DOMINGO
Estudo Sistematizado Da Doutrina Espírita ESDE
Passe
Reunião de desenvolvimento Mediúnico
Reunião De Desobsessão