EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

 

Rua Jacarandá, 351
Capão do Leão – RS

fotoCasa

HORÁRIOS

Quinta-feira 15h30

 

Fundado em 27 de janeiro de 1953
Pesquisa do livro Historia do Espiritismo em Pelotas – Lauro Enderle

 

Esta casa, filiada à Liga Espírita Pelotense e à Federação Espírita do Rio Grande do Sul, foi fundada em 27 de janeiro de 1953, uma terça-feira, no antigo local do Instituto Agronômico do Sul, no Capão do Leão, hoje elevado a município. 

Um grupo de espíritas decididos que ali trabalhava, funcionários da Autarquia Federal, em número de 18 companheiros, foram os fundadores, destacando-se o conhecido confrade Mário Marcello, líder do movimento, trabalhador espírita extraordinário, possuindo várias faculdades,

O reduzido grupo, no princípio da fundação da entidade, realizava suas sessões no salão do cinema local. Na falta de uma sede mais condizente, eram ali desenvolvidos os trabalhos de atendimento à famílias daquela pequena cidade. Anos depois, conseguiram um terreno naquele mesmo local, e construíram um modesto chalé, com duas peças de material nos fundos. E ali ficaram muitos anos, até que tiveram que sair, pois a sede não era própria, e sim cedida pela empresa que os empregava. Hoje, estão num prédio de material na própria localidade, muito bem instalados, desenvolvendo os seus trabalhos durante a semana, porém não com o número de freqüentadores de outros tempos, em razão da mudança de muitos funcionários do local e da desativação de certas atividades da empresa, hoje campus universitário. Não temos em mãos os nomes de muitos dos fundadores, e nem tampouco da sua primeira diretoria; no entanto, vamos alinhar aqui vários irmãos que estão ligados à entidade há muitos anos.  Mário Marcello, Raimundo Azevedo, Luiz Carlos Moreira dos Santos, Amanda Moreira dos Santos, Eloá de Freitas Lopes, Gilberto Luzzardi, Homero Couto Gomes, João Silva, Dalva dos Santos Silva, Isaltino Barbosa, Francisco Fetter, Ney Ramos, Otilia Terres Vasconcellos e muitos outros. Presidiram a Sociedade: Vander Rubens Terres Vasconcellos. Valdecir Terres Vasconcellos e Vera Terres Vasconcellos.