Breve Histórico da LEP

Imprimir

LIGA ESPÍRITA PELOTENSE,
em 2010, 63 anos de trabalho dignificando a Doutrina Espírita

Dia 5 de Maio de 1946 - era domingo, na sede da Sociedade União e Instrução Espírita, foi realizada a primeira reunião do Conselho de CONFRATERNIZAÇÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DE PELOTAS, sob a presidência do Sr. JOÃO DA ROCHA BENDER, um homem de visão, amigo de valor, bom, fraterno, leal e conselheiro, trabalhador que honrou a doutrina com seu trabalho, sua abnegação, dedicação e exemplo a ser seguido.

Presentes na reunião os representantes das Casas Espíritas:
CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE JESUS VERNETTI
UNIÃO E INSTRUÇÃO ESPÍRITA
CENTRO ESPÍRITA PAZ AMOR E CARIDADE
CENTRO ESPÍRITA PAZ LUZ E CARIDADE
GRUPO ESPÍRITA FÉ ESPERANÇA E CARIDADE

Assim, naquela manhã histórica, foi fundada a entidade máter do espiritismo local, com a finalidade de estreitar os laços de união e fraternidade entre suas filiadas.

Quando, naquele mesmo ano, ao se reunirem pela terceira vez, foi sugerida a nova denominação: Liga Espírita Pelotense, com o registro do Estatuto Social em 8 de junho de 1947, ficou confirmada esta data como a de fundação de LEP.
Sua sede manteve-se abrigada no Centro União por 40 anos.

Ilustres companheiros, idealistas, de grande sensibilidade e amor à causa espírita, fizeram parte deste esforço de unificação, bem antes, durante e após esta data, cujos nomes não vamos citar neste momento - mas a eles enviamos nosso carinho e imensa gratidão.

Após 40 anos de lutas, no dia 5 de dezembro de 1987, em um sábado de temperatura agradável, foi inaugurada a sede própria da LEP. A Presidente era a Sra. ODETE ALVES BAPTISTA. O imóvel foi doado pelo empresário Manoel Marques da Fonseca Junior, homem de grande coração, desprendido, humano e espírita convicto, disse ele que assumira o compromisso consigo mesmo de doar uma casa para abrigar a Liga Espírita Pelotense, um sonho acalentado, desde muitos anos, pelos espíritas locais, que naquele momento tornava-se realidade.

O Ato solene, feliz acontecimento, memorável, inesquecível, gravado nos corações e nas páginas dos anais do Movimento Espírita de nossa cidade, contou com a presença da família espírita pelotense, integrada pelos presidentes e diretores das casas filiadas, antigos presidentes da LEP, trabalhadores, médiuns, colaboradores e convidados, entre eles, Salomão Benchaia, Presidente da FERGS naquela época.

Acessos: 9062
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660