Associação Médico Espírita de Pelotas

Imprimir

Histórico

 

lep.org.br/amepelotas

Rua Andrade Neves, 981
CENTRO
Pelotas RS
F. (53) 3278-2660.

 


 

Pesquisa realizada com a colaboração de Lígia Barum

Aos dois dias do mês de dezembro de dois mil e cinco, às vinte horas, reuniram-se em assembléia geral de fundação, à Rua Andrade Neves, 981, sede da Liga Espírita Pelotense, um grupo de 28 pessoas que foram considerados sócios fundadores. Assumiu por aclamação a Presidência dos trabalhos o Sr. Sérgio Luís da Silva Lopes que, para secretariar, convidou o Senhor Edi José Ribeiro Nascente, dando por instalada a respectiva Assembléia.

A Assembléia teve como pauta os seguintes assuntos: fundar uma entidade civil e aprovar sua denominação; analisar e aprovar o Estatuto Social; eleger a Diretoria e Conselho Fiscal. Todos os presentes resolveram de comum acordo fundar uma associação denominada “Associação Médico Espírita de Pelotas – AME Pelotas”. Na seqüência, o presidente determinou ao secretário que procedesse a leitura do

fachada

 Estatuto Social, o qual foi submetido à discussão e análise, sendo aprovado por unanimidade.

Foi empossada a Diretoria, e o Conselho Fiscal. A Diretoria ficou assim constituída: Presidente – Sérgio Luís da Silva Lopes; Vice Presidente – Flamarion Freitas de Freitas; 1º Secretário – Edi José Ribeiro Nascente; 2ª Secretária – Jeanine Almeida Lopes; 1ª Tesoureira – Eunice Cardoso da Silveira; 2ª Tesoureira – Luisa Helena Larrosa da Silva; e o Conselho Fiscal: Rosália Andrzejewski Yuk, Cristina Pires Pereira, Cleusa Ernestina dos Santos, Mariana Almeida Lopes, Viviane Vargas Vaz e Rosângela Zanol.

Este é um marco importante para o Movimento Espírita em Pelotas; pois, temos consciência, que não só, somos corpo físico, mas, também, espírito e perispírito e, como tal, há necessidade que a Medicina, em sua finalidade, tome conhecimento deste universo de realidades para que os tratamentos sejam respostas a tantos questionamentos e que o Espiritismo dá o esclarecimento. Sempre que enfrentamos um sofrimento com conhecimento de causa, o fardo fica mais leve e, portanto, o resultado do tratamento mais positivo.

As atividades da AME, além das reuniões de Diretoria, voltam-se, também, para palestras públicas mensais; cursos para associados sobre: Medicina e Espiritualidade, Psicologia Profunda de Joanna de Angelis e Seminários. A partir de 2009, com o objetivo de ampliar o espaço físico para que um público maior receba os esclarecimentos prestados por esta importante instituição de nossa cidade, entrou em entendimento com a Diretoria do Hospital Espírita de Pelotas e, às quartas feiras, ocupa o Departamento Espiritual Fonte para a Vida, para palestras destinadas a pessoas da área da saúde e interessados no assunto.

A AME atrai pessoas de diversos Centros Espíritas, colaborando assim para a unificação do movimento espírita, tão necessária para o cumprimento da missão que nos foi confiada pelo Cristo, principalmente porque trás luz a temas muito importantes como a questão da saúde e espiritualidade.

Curiosamente a AME acaba por atrair ainda, para suas reuniões, jornadas e demais eventos, pessoas que inicialmente possuem resistências em freqüentar um centro espírita e que terminam por descobrir, nestes eventos, a grandiosa mensagem consoladora do cristianismo redivivo, que se assenta sobre a fé raciocinada, chamando a atenção de livres pensadores que não aceitam, o dogmatismos e fanatismos, para a clara e bem definida abordagem Espírita.

Por fim, a AME-PELOTAS está vinculada a AME-BRASIL, sob a presidência lúcida da Dra. Marlene Nobre, fundadora e inspiradora desse movimento, que tem chegado à comunidade científica internacional e gerado um incômodo necessário. Na medida em que se mostra contrária a questões como aborto, eutanásia, entre outros temas, não com um mero discurso moralista, mas embasada em pesquisas, termina por levar muitos estudiosos a reflexões mais transcendentes, utilizando da linguagem do mundo acadêmico e científico, sem perder, em nenhum momento, a linguagem do amor.

Atualmente a AME-PELOTAS está constituída em sua diretoria pelo presidente Dr. Sérgio Luis da Silva Lopes, vice-presidente Dr. Ricardo Sacramento Burkert, 1ª Secretário(a) – Dra. Rosa Maria Paulsen; 2º Secretário(a) – Delmira Dias Ferreira; 1ª Tesoureiro(a) – Eunice Cardoso da Silveira; 2ª Tesoureiro(a)  - Enf. Elodi dos Santos.

Conselho Fiscal: Liane Magalhães, Lizete Bastos da Silva, Jeanini Lopes, Ronaldo Dervanoski e Milton Barum.

 

 

INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660