C.E. Djalma de Mattos

Imprimir

Passeio 2 nº 595 - Dunas
AREAL
Pelotas - RS

No primeiro dia do mês de dezembro de mil novecentos e noventa e três, às vinte horas e trinta minutos, à Rua General Osório, número 857, reuniu-se um grupo de pessoas pertencentes à Doutrina Espírita, com a finalidade de fundar uma Casa Espírita com fins religiosos e assistências; para a direção da reunião de Assembléia Geral foram eleitos os irmãos José Júlio de Mattos e Renato Ferreira Peixoto, respectivamente Presidente e Secretário. Foi deliberado dar como fundada a instituição Espírita com os remanescentes do Grupo Espírita Luz no Caminho; foi deliberado mudar o nome do Grupo Espírita Luz no Caminho para Centro Espírita Djalma de Mattos, destinada a prática religiosa, estudo e pesquisa da Doutrina Espírita e Assistência Social, com sede própria à Rua Passeio Dois, número 595.
A eleição da Diretoria, por unanimidade, ficou a seguinte: Presidente – João Assis de Souza Pereira; Vice Presidente – Zilma da Silva Pineiro; Primeira Secretária – Renata Ferreira Peixoto; Segundo Secretário – Edenir Borges Madeira; Primeiro Tesoureiro – Jorge Rodrigues de Oliveira; Segunda Tesoureira – Iara Oliz de Oliveira; Bibliotecária – Joaquina Ferreira Peixoto. Conselho Fiscal: José Júlio de Mattos, Noli Pereira de Souza e Paulo Terres de Mattos; este grupo dirigirá a Instituição até trinta e um de dezembro de mil novecentos e noventa e quatro. Foi deliberado que o Centro Espírita Djalma de Mattos será filiado a Liga Espírita Pelotense e a Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul.
Após estudo e troca de idéias, foram aprovados os estatutos que regerão a Sociedade ora formada, nada mais havendo a tratar foi lavrada à ata que após lida e aprovada, teve a assinatura de todos os fundadores presentes. (A listagem consta de 17 assinaturas).
Foram presidentes do Centro Espírita Djalma de Mattos, os seguintes irmãos:
João Assis - 1993/ 1994
Norma Ratto - 1995/ 1996
Norma Ratto - 1997/ 1999 – (triênio)
Paulo Versoni Ferreira - 2000/ 2001/2002/2003
Fabiano Moraes Vitória - 2004/ 2005/2006/2007
Mariete Pinheiro Lemos - 2008/ 2009
Destacamos que nas gestões de Norma Ratto, neste Centro Espírita, foi instituído o ESDE e, também, a evangelização Infanto-Juvenil. As gestões seguintes deram continuidade a esses trabalhos, priorizando a transformação moral com diversos trabalhos na área do estudo doutrinário.
Na gestão de 2008/ 2009, o Centro Espírita Djalma de Mattos foi o foco da unificação na cidade de Pelotas, pelo fato da Liga Espírita Pelotense, presidida por Dora Bittencourt e a saudosa Arlete Blanco, na época vice-presidente da LEP, atendendo ao pedido dos trabalhadores da casa, reuniu-se com as demais casas filiadas em grande campanha para reestruturar e melhorar as estruturas físicas já construídas, oferecendo maior segurança e o objetivo foi alcançado.

INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660