EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
O Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE) surgiu em 2013 a partir de uma iniciativa da Federação Espírita Brasileira (FEB). Fundamentalmente, a proposta do NEPE é realizar um estudo minucioso do Evangelho à luz do Espiritismo, congregando esforços de pesquisadores sérios e o inestimável auxílio das revelações espirituais obtidas através de médiuns reconhecidamente sintonizados com a Espiritualidade Superior, como Chico Xavier. Para a aferição do conteúdo das revelações mediúnicas, seguimos as orientações que Allan Kardec deixou em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no item “Controle Universal do Ensino dos Espíritos”.

 

O Projeto NEPE LEP, baseia-se em proposta da FEB, apresentada ao Rio Grande do Sul em 14/07/2013 por ocasião do Seminário de Implantação do NEPE/FEB na comissão Regional Sul/CFN com o objetivo de promover estudos e pesquisas do Evangelho à luz da Doutrina Espírita que favoreçam o aperfeiçoamento daqueles que a partir de uma decisão pessoal, pretendem conformar o seu proceder à conduta do Cristo, tendo Ele como modelo.

 

Estudo no Novo Testamento na sequência, baseado nas obras técnicas e obras espíritas que interpretam os textos bíblicos.

 

Local: Liga Espírita Pelotense
Horário: Terça-feira das 17h10 às 18h30
Público: Participantes dos Centros espíritas que tenham frequentado o ESDE TOMO I e TOMO II
Ingresso: a qualquer momento

 

Justificativa
Sob a justificativa de que a  compreensão de que a lei de Deus está inscrita na consciência (1) e que que essa lei se corporifica nas ações humanas, tornando-se um convite para que nos esforcemos para a compreensão dos ensinos d’Aquele que Allan Kardec apontou como o Ser mais perfeito em que podemos nos guiar, modelo e guia da humanidade (O Livro dos Espíritos – Allan Kardec).

 

Na introdução de O Evangelho Segundo O Espiritismo, item III, Allan Kardec alerta que se faz necessário a compreensão do cenário histórico-cultural em que Jesus viveu, bem como a interpretação correta de suas palavras, na época e para o povo em que foram ditas, assim como as demais características do povo e da região geográfica.

 

“Para bem compreendermos certas passagens dos Evangelhos, é necessário conhecermos o valor de muitas palavras que são frequentemente empregadas nos textos, e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Essas palavras, não tendo para nós o mesmo sentido, foram quase sempre mal interpretadas, gerando algumas incertezas. A compreensão da sua significação explica, também, o verdadeiro sentido de certas máximas, que à primeira vista parecem estranhas”.
“O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Allan Kardec
Metodologia
Estudo do Novo Testamento, na sequência, iniciando por Mateus e Evangelhos sinóticos, tendo como referência a tradução de Haroldo Dutra Dias, acompanhados das obras técnicas que interpretam dos textos bíblicos e de obras espirituais baseados nos livros espíritas.

 

Escolhido a Perícope do Novo Testamento, o estudo se dá em dois momentos:
1º. Subgrupo apresenta pesquisa baseada nas obras técnicas, que interpretam os textos bíblicos relacionadas ao tema em estudo;

 

2º. Grande grupo interpreta em conjunto, obras espirituais baseadas nos autores espíritas, sobre o mesmo tema.

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes