EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Quando uma pessoa diz que perdoa, mas não esquece,perdoar está guardando mágoa e estabelecendo uma condição de sofrimento psíquico-físico porque conserva uma vibração negativa.
Quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes devia perdoar, Jesus respondeu: Não sete vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, perdoar sempre.
O perdão tem valor ético e místico para quem perdoa, porque com esse ato nos libertamos de enorme carga negativa de ódio, mágoa, preconceito contra alguém.
A ação positiva beneficia a nós mesmos em primeiro lugar.
De acordo com Hermínio de Miranda o perdão não nos repõe em estado de pureza instantânea, apenas nos recoloca na trilha numa oportunidade renovada para o trabalho retificador.
O perdoado pode não ter solicitado esta ação e pelo fato de ser perdoado não lhe inibe as consequências do ato praticado, mas liberta a quem perdoa.
Quando, porém, se conscientiza do erro, ele sente a necessidade de repará-lo, enfrentando o trabalho da retificação que lhe exigirá providencias saneadoras na prática do bem e do amor.
Na verdade, não perdoamos o erro, mas nos livramos da carga que acompanha o sentimento de rancor, preconceito ou mágoa.
Cada um, portanto, perdoa a si mesmo, quando se volta ao caminho do amor, desrespeitado pelo negativo agir.
A justiça Divina é infinita, mas não interfere, se faz presente misericordiosa, permitindo-nos a oportunidade de recomeçar e reparar, decisão que tomamos pela compreensão ou pelo sofrimento. É a lei que regula nossas ações
As leis naturais atuam independente da nossa vontade ou crença na sua eficácia, e o perdão está implícito no cumprimento das leis Divinas.
Lembremos o ensino do Mestre: “Perdoai as nossas ofensas à medida que perdoarmos (…)” Se não aprendemos a perdoar, como seremos perdoados?
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense.
Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 18 de Março de 2012 – JORNAL DIÁRIO POPULAR.

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes