EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
sdc10209

HistóricoRua XV de Novembro, 1033
CENTRO
Pelotas – RS

Fundado em 18 de abril de 1975

Pesquisa baseada no livro Historia do Espiritismo em Pelotas de Lauro Enderle

Esta entidade surgiu como conseqüência de um Posto de livros Espíritas, em 1967, na Sociedade União e Instrução Espírita, sob a responsabilidade do incansável e esclarecido irmão Carlos Kunde Filho. E no dia 24 de setembro de 1967, era criado ali, o Círculo Cultural Espírita, que daria origem, mais tarde, ao Instituto Cultural Espírita de Pelotas, este fundado em 18 de abril de 1975, uma sexta-feira, quando Carlos Kunde, estava estabelecido com a Livraria Espírita, na Galeria Zabaleta, loja 68, com a sede da entidade na sobreloja.
Desde a criação do Círculo Cultural Espírita, no Centro Espírita União, a entidade se propunha à vinda de oradores espíritas de outras localidades, cursos de Esperanto e de preparação de médiuns e orientadores, teatro espírita e um programa radiofônico local. Antes, naquele mesmo ano de 1967, dia nove de julho, fora fundado o programa Luz do Porvir, na Rádio Pelotense, com amplo noticiário do movimento espírita de Pelotas e apresentações de gravações de conferências dos grandes tribunos espíritas do Brasil; o programa era levado ao ar aos sábados, às 20 horas.
Com a  inauguração da Livraria Espírita  foi em 18/4/1974, Carlos Kunde Filho, fundou o ICEPEL –  Instituto Cultural Espírita de Pelotas, com o registro dos estatutos e demais documentação, filiando-se à Liga Espírita Pelotense e à Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
A primeira diretoria da entidade ficou assim constituída: Carlos Kunde Filho, fundador e presidente; Cleuza Aparecida Pires Teixeira, vice-presidente; Mauro Soares Cheuiche e Carlos Alberto Moraes Sória, secretários; Açulena Camargo Mota e Valdir José Andrade Lacerda, tesoureiros; Remo Valente de Almeida, bibliotecário. Conselho Fiscal: Pedro Granada, Flávio Costa e Lauro Enderle. Suplentes: Francisco de Paula Dutra e João Augusto Gaspar das Neves, todos sócios fundadores da entidade.
As atividades do ICEPEL continuam, com suas promoções de alto nível neste ano de 1984, ainda presidido pelo confrade Carlos Kunde Filho. Realiza todos os esforços para a divulgação da Doutrina Espírita, valendo-se dos recursos atuais de comunicação ao público, usando o livro e mensagens impressas televisão, rádio e  com as mais variadas promoções. O programa Luz do Porvir, na Rádio Pelotense, manteve-se no ar durante 15 anos.  ICEPEl retornou ao rádio, em conjunto com a Liga Espírita Pelotense, no programa Antenas de Luz, na Rádio Pelotense.
Na sua sede, a entidade mantém trabalhos mediúnicos e a salutar prece das 18 horas, o que é realizado por um grupo de confrades, em favor da Humanidade em geral. Mantém também, com grande aproveitamento, um Curso de Esperanto gratuito, com bom número de alunos matriculados.
O ICEPEL já trouxe a Pelotas os maiores oradores espíritas do Brasil, apresentando-os em Centros Espíritas e em locais públicos. As conferências estão todas gravadas, atingindo cerca de uma centena delas. Aqui já estiveram em promoções da entidade: Divaldo Pereira Franco, Gilberto Campista Guarino, Moacir Costa de Araújo Lima, Henrique Rodrigues, Vítor Ronaldo de Souza Costa, Teltz Cardoso Farias, Newton Boechat, Cenira Pinto, Humberto Leite Araújo. Muitos outros oradores destacados foram também convidados pelo ICEPEl, em promoções que marcaram época.  Carlos Kunde Filho, presidente da entidade, possui inúmeras gravações e fotos de oradores espíritas categorizados, feitas em Porto Alegre e em outras cidades do Brasil.
O dinâmico presidente já esteve representando a casa em São Paulo e em Brasília, desta vez no 66° Congresso Mundial de Esperanto, em julho de 1981.
Carlos Kunde Filho esteve no ano de 1983 em Santa Maria, durante os dias dois e seis de novembro, ministrando um Curso de Esperanto, além de proferir cinco importantes palestras na Cidade Universitária, nos Centros Espíritas ali localizados, abordando empolgantes temas doutrinários.
Apresentou a entidade, ainda, no mês de outubro de 1983, no C. E. Jesus, a educadora e socióloga espírita Nancy Phulman Di GiróIano, de São Paulo, que atendeu o convite do ICEPEL para proferir uma palestra sobre o homem excepcional, além de se apresentar na TV Tuiuti para uma entrevista. Carlo Kunde Filho no ano de 1984 presidiu a Liga Espírita Pelotense.
E neste ano de 1984 o ICEPEL, o Centro Espírita Jesus e a Liga Espírita Pelotense, em conjunto, promoveram no Centro Jesus, no dia 18 de abril, uma sessão de caráter público comemorativa aos 127 anos do lançamento do Livro dos Espíritos, de AIlan Kardec. O ato foi também comemorativo ao 9° aniversário de fundação do ICEPEL e ao 17° ano de criação da Livraria Espírita, na Galeria Zabaleta, loja 68. A exemplo de anos anteriores, a entidade vem promovendo, nessa data, uma solenidade pública alusiva às referidas efemérides. Esta última foi realizada à noite, sendo orador o esclarecido irmão Mauricio de Abreu e Lima Guimarães, em ato assistido por grande público.
O INSTITUTO CULTURAL ESPIRITA DE PELOTAS, transferiu-se para sua sede própria, na rua XV de Novembro numero 1033 onde funciona até os dias de hoje