É o órgão unificador espírita da cidade de Pelotas/RS
a) Realiza trabalho federativo e de unificação do Movimento Espírita – é uma atividade meio que tem por objetivo fortalecer, facilitar, ampliar e aprimorar a ação do Movimento espírita em sua atividade fim, que é a de promover e estudo a difusão e a prática da doutrina espírita.
b) Decorre da união fraterna, solidária, voluntária, conciente e operacional dos espíritas e das instituições espíritas, por meio da permuta de informações e experiências da ajuda recíproca e do trabalho conjunto.
c) É fundamental para o fortalecimento, o aprimoramento e o crescimento das Instituições Espíritas e para a correção de eventuais desvios da adequada prática doutrinária e administrativa.
Finalidade
a) Realiza um permanente contato com os Grupos, Centros e demais Instituições Espíritas, promovendo a sua união e integração e colocando à disposição dos mesmos, sugestões, experiências, trabalhos e programas de apoio de que necessitem para suas atividades.
b) Realiza reuniões, encontros, cursos, confraternizações e outros eventos destinados a dirigentes e trabalhadores espíritas, para a renovação e atualização de conhecimentos doutrinários e administrativos, visando ao aprimoramento e a ampliação das atividades das Instituições Espíritas e à abertura de novas frentes de ação e de trabalho.
c) Realiza eventos destinados ao grande público para a divulgação da Doutrina Espírita, a fim de que o Espiritismo seja cada vez mais conhecido e melhor praticado.
Fonte: Orientação aos Órgãos de Unificação FEB