EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
EnglishEsperantoFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

hospital espiri lotadoRealizou-se nesta sexta-feira, 26/06, às 19h, no Hospital Espírita de Pelotas, a palestra do médico psiquiatra e presidente da Associação Médico Espírita de Pelotas (AME) Sergio Lopes e de sua esposa, a psicóloga e secretária da AME Jeanini de Almeida Lopes, com o tema “Dimensão Espiritual da Família”. O evento, que lotou o auditório da instituição e teve como mestre de cerimônia o coordenador do DECOM da Liga Espírita Pelotense (LEP) e apresentador do programa Terceiro Milênio Edenir Madeira, contou com a presença da equipe e do presidente da LEP, Ely Bittencourt, que compôs o cerimonial, juntamente com o presidente do Hospital, Carlos José Jardim, ademais dos palestrantes.

Proferida a prece inicial, pelo Sr. Ely Bittencourt, Sergio Lopes iniciou falando sobre o planejamento de reencarnação das famílias, explanando sobre a diferença entre temperamento, características inatas de nosso Espírito, e caráter, que pode ser moldado pelo meio no qual estamos inseridos. Em seguida, a partir do capítulo 12 do livro Missionários da Luz, de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz, explicou ao público como se dá o planejamento reencarnatório no plano espiritual. Aqui, surgiu um termo novo à plateia, quando o psiquiatra comentou a respeito dos completistas, título que designa os Espíritos que aproveitam todas as oportunidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferece. Esses casos, embora raros, existem. O completista, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veículo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho. (Obra citada, cap. 12, págs. 167 a 171). Na sequência, citou o caso de Anacleta, Espírito que voltaria à Terra para refazer sua missão de mãe, sobre a qual não havia obtido êxito no passado. Ao término de sua fala, o médico deixou um questionamento sobre que valores estamos cultivando em nossas famílias, esclarecendo que saúde, na verdade, é a perfeita harmonia da alma.
Após o intervalo, onde Sergio autografou seus livros, tomou a palavra a psicóloga Jeanini Lopes, que iniciou comentando sobre os Laços de Família, que compõem a Lei de Sociedade, capítulo VII do Livro dos Espíritos. Jeanini também falou a respeito da comparação que Joanna de Ângelis faz entre a família e os astros, quando diz que o pai é o sol, a mãe é a lua e os filhos são as estrelas. A psicóloga salientou a necessidade de fazermos as pazes com o nosso passado, a fim de estarmos prontos para viver o presente junto daqueles que nos rodeiam, deixando claro que a verdadeira maturidade psicológica está no amor, na conscientização e na solidariedade, expondo, ainda, a importância da religiosidade para a educação de nosso Espírito.
Na última parte, foi aberto espaço para perguntas do público, que foram respondidas com entusiasmo e sabedoria pelos palestrantes. A palestra teve como ingresso 1kg de alimento não perecível, destinado a atender as necessidades do HEP. A promoção foi da Liga Espírita Pelotense, cuja equipe, juntamente com a do Hospital Espírita de Pelotas, não mediu esforços para o êxito do evento.

{gallery}2015-06-29:::1{/gallery}

Loja de Livros

Procure um Livro

Publicações Recentes